quarta-feira, 23 de maio de 2012



"Plasticomania":  vc faz parte desse grupo? 

Quantas sacolas você traz do mercado?  Você costuma guardar coleções de sacolas plásticas em casa, para eventuais usos que nunca acontecem?  Você permite que os estabelecimentos comerciais reforcem as sacolas? Já pensou em usar sacolas retornáveis? 

Sacolas plásticas são cada vez mais comuns no nosso dia-a-dia.  Grande parte o comércio varejista utiliza de embalagens, em  geral plásticas, para guardar e transportar  os produtos consumidos e  isso já foi adicionado a nossa rotina como algo normal, como se a etapa final de um produto adquirido fosse mesmo  um saco plástico. Nossa vinculação é tão grande que quando o fato não acontece costumamos reagir com reclamações indignadas.
A plasticomania se alastrou ao longo dos anos e tem feito mal não só  para a sociedade, mas também para o planeta.  As toneladas de lixo descartados são nestes saquinhos, que levam aproximadamente 300 anos  para  se degradar.  As inocentes sacolas plásticas do supermercado geram resíduos que levam centenas de anos para se decompor na natureza, além de aumentar os custos dos produtos. Centenas de milhares de pássaros, baleias, focas e tartarugas, entre outros animais marinhos, morrem anualmente sufocados por sacos de plástico, por os confundirem com medusas. Isto torna a poluição causada pelos sacos de plástica particularmente perigosa em ambiente marinho.



Fig. 1: Tartaruras confundem sacos plásticos com algas e acabam morrendo asfixiadas.

Uma forma sugerida para minimizar esse problema é a utilização de sacolas biodegradáveis ou oxibiodegradáveis. Mas será que esses tipos de sacolas são mesmo a solução para esse problema? As sacolas oxibiodegradáveis tem sua eficiência um pouco duvidosa. Estudos demonstram que esse tipo de sacola se desintegra em micropartículas, mas não são decompostos por fungos, bactérias ou protozoários, não podendo então, ser eliminados efetivamente da natureza. Dessa forma, eles desaparecem somente visivelmente, mas continuam fazendo parte do nosso problema, uma vez que continuam contaminando o meio ambiente. Já as sacolas biodegradáveis tem mais valor em caráter publicitário do que o real valor que esse termo apresenta, ou seja, é mais marketing para vender esse tipo de sacola do que um item realmente ecológico. Desse modo o real dano que esse produto pode causar no meio ambiente é camuflado, a fim de que todas as atenções se voltem para a utilização dessas sacolas pelos consumidores.


Fig. 2: Milhares de sacolas plasticas sendo descartadas em lixões.

Mas se essas duas formas não são realmente eficientes, como resolver o problema? A melhor solução seria a diminuição do uso de sacolas plásticas e a incorporação de sacolas retornáveis ao nosso dia-a-dia.


Fig. 3: Sacola retornável.

Estima-se que uma sacola retornável suporte em média 200 lavagens. Se a cada 3 vezes de uso houvesse uma lavagem, ela poderia ser usada 600 vezes. Uma sacola de pano carrega em volume o equivalente a 5 sacolas plásticas, sendo assim 600 vezes multiplicada por 5, seriam 3000 sacolas plásticas a menos para cada uso consciente de 1 sacola retornável. Além disso, a utilização dessas sacolas reduziria o gasto de matéria-prima e energia para a produção de sacolas plásticas, a poluição marinha e consequentemente os acidentes com animais marinhos, assim como os custos dos varejistas para compra desses sacos plásticos.
        Em Ilhéus e região, o uso de sacolas plásticas ainda é demasiadamente grande e a conscientização para utilização de sacolas retornáveis é pouco trabalhada. Não é uma prática que faz parte do cotidiano, no entanto uma tentativa foi empregada, por exemplo pela empresa de supermercados Meira que produziu e tem tentado incentivar o uso de sacolas retornáveis através da venda desse produto em suas lojas. Contudo, existe ainda a necessidade de um trabalho coletivo para incentivar essa prática, para que os consumidores realmente entendam o problema e comecem a fazer sua parte. Como a sociedade acaba muitas vezes só se atentando para um problema quando o mesmo envolve o seu orçamento, uma alternativa seria a cobrança das sacolas plásticas pelos mercados. Dessa forma pesaria no bolso dos consumidores, forçando-os de certa forma a reduzir o uso das sacolas plásticas e possivelmente sua substituição pelas ecológicas.
 O uso de sacolas retornáveis é uma importante alternativa pra uma sociedade mais sustentável.  Então se você se identificou com alguma das perguntas do inicio e viu a forma como esta contribuindo para o problema, é hora de rever suas atitudes e deixar de contribuir para essa “mania” que vem fazendo tão mal ao nosso ambiente.
Sacolas descartáveis, 1 segundo para produzir, 20 minutos de uso e 500 anos destruindo o planeta.

Referências :

http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2828/a_verdade_por_tras_das_sacolas_plasticas/ Acessado em 23 de Maio.
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_255967.shtml Acessado em 23 de Maio.
http://www.slideshare.net/tabano/o-mal-das-sacolas-plsticas-presentation Acessado em 23 de Maio.


Hellen Ariádne e Priscila Soares Ribeiro

Um comentário:

  1. O uso do 'prático' saco plástico na nossa civilização causa inúmeros danos.
    Particularmente em locais onde a consciência de um destino adequado deste é esquecida!!!

    ResponderExcluir