quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O VERÃO CHEGOU E COM ELE AS CHUVAS EM ITABUNA!

    Não é de hoje que as chuvas no município de Itabuna causam transtornos para a população, como enchentes, deslizamentos de morros e encostas, destelhamentos de residências, mortes. A primeira enchente registrada na cidade ocorreu em 1914, porém o evento mais famoso que marcou a história do município foi a inundação que aconteceu em dezembro de 1967 mais conhecida como “A enchente de 67”. Segundo o relato de uma moradora as águas começaram a sair pelas bocas de lobo e de repente as ruas e casas ficaram tomadas. A enchente causou grandes prejuízos aos comerciantes e residentes das proximidades do rio Cachoeira e dos locais mais baixos da cidade. De acordo com relatos de outros moradores que vivenciaram aquela cheia, as águas atingiram 2 metros de altura na Avenida Cinquentenário. 
  Avenida Cinquentenário

Ponte Calixto Midlej Filho
Em março do ano passado chuvas torrenciais que atingiram a região causaram deslizamentos em alguns locais, o que levou a morte de duas pessoas e dois feridos de uma família no município.  Parte da população corre este risco, por habitarem locais próximos a encostas e morros onde a vegetação original foi retirada, o que deixou o terreno suscetível a deslizamentos.
Nessa semana (9 de janeiro) um tempestade acompanhada de fortes ventos, provocou o destelhamento de casas e a inundação de algumas ruas, inclusive a avenida Cinquentenário, principal ponto de comércio de Itabuna, que constantemente sofre com as chuvas.


Fonte: Léo Machado
Destelhamento de casa-09/01/2012
Tais transtornos não se devem a longos períodos de chuvas, em Itabuna precipitações de cerca de uma hora já são responsáveis pelos problemas citados anteriormente. Isso ocorre por causa da impermeabilização do solo pelo asfalto, pela canalização do rio Cachoeira, e também pela pequena cobertura vegetal urbana, com isso as águas das chuvas não tem como escoar e penetrar no solo, restando apenas os bueiros para este fim; estes, por sua vez, não suportam o volume de águas decorrentes de fortes precipitações, pelo fato de serem insuficientes e/ou por estarem obstruídos por lixo. Em contrapartida, segundo site da rádio Extremo Sul AM, a Prefeitura de Itabuna tem informado ao Tribunal de Contas dos Municípios que direcionou R$ 500 mil por mês para a limpeza desses bueiros e canais de drenagem.
Além de todos os problemas causados pelas chuvas de verão, a alguns anos, durante essa época outra preocupação aflige a população itabunense: a dengue. Este ano não foi diferente, por conta do risco de uma nova epidemia da doença o prefeito já decretou situação de emergência na cidade. Isso se deve a negligência de grande parte da população, que não toma os devidos cuidados para evitar a proliferação do vetor da dengue. Uma medida interessante desenvolvida pela prefeitura são os mutirões que vem sendo realizados, com a finalidade de destruir os locais propícios para o desenvolvimento das larvas do mosquito, estes também contribuem para a sensibilização da população em relação a importância da prevenção.

Fonte: Denilton Santos
Mutirão para combate à dengue no bairro Novo Horizonte

Por:   Laís Anita da Rocha Lima
Roberta de Jesus Santos



Referências
Disponível em: <http://www.extremosulam.com.br/news/index.php?id=156&sess=19>. Acesso em: 11 de jan de 2012.
Disponível em: <http://blogmarcosfrahm.com/?m=20120105>. Acesso em: 11 de jan de 2012.
Disponível em: <http://www2.uol.com.br/aregiao/art/hist/inundada67.htm>. Acesso em: 11 de jan de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário