sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A Problemática Do Esgoto Nas Praias De Ilhéus

Ilhéus é uma cidade com um enorme potencial turístico, tendo com foco a cultura e as belíssimas praias. Entre os mais de 80 km de praia que o município possui, as mais centrais na cidade, que deveriam ser o principal cartão de visita, enfrentam graves problemas de contaminação por lixo e esgoto.
Dentre as áreas amplamente conhecidas pela contaminação de esgoto estão a praia da Avenida, a praia do Malhado e o inicio da praia do Sul, começando pela praia em frente ao Opaba Praia Hotel. Todas são áreas muito frequentadas, sendo a da Avenida e a do Sul para banho e a do Malhado para pesca.
Este problema tem origem em uma má estruturação da rede de esgoto e se mantém pela dificuldade do manejo de uma solução viável, e também pela falta de interesse em ao menos tentar solucioná-lo por parte das lideranças até o dia de hoje.
Com quase 500 anos, Ilhéus é uma cidade tipicamente costeira, e sua grande quantidade de limites com rios e praias tornou a liberação de esgotos nos mesmos uma praticidade, claro, tendo em vista que na época em que foi feito, dificilmente haveria quem se prontificasse contra, explicando o fator contaminação. E se houvesse, dificilmente haveria respaldo cientifico, muito menos quem os aceitasse.
Praticamente todo esgoto lançado nas praias e rios são de origem doméstica. Este material altamente rico em matéria orgânica e outros compostos muitas vezes químicos, modificam o ambiente alterando o equilíbrio de disponibilidade de nutrientes e alterando a composição química do meio. Esse desequilíbrio afeta diretamente a fauna e a flora.
Muitas espécies são beneficiadas pelas altas taxas de matéria orgânica, aumentando exponencialmente o tamanho da população, como alguns microorganismos aeróbicos e moluscos. Esse aumento pode resultar numa diminuição drástica da oxigenação da área (parte aquática), repelindo os grupos sensíveis a tais variações, como por exemplo os corais. Esses grupos podem ser utilizados com bioindicadores das condições do ambiente, tanto pela ausência onde teoricamente deveria haver, como a presença de superpopulações. Existem muitos outros efeitos causados pela contaminação, como a variação do pH e o surgimento de elementos tóxicos ou intoleráveis a algumas espécies.
Em geral, a alteração ecológica é muito alta, e muitas espécies podem simplesmente desaparecer das regiões, principalmente os grupos especialistas que sofrem com a desleal competição com os generalistas.
Existem algumas soluções em estudo, mas nenhuma é totalmente viável e ecologicamente correta ao mesmo tempo. No entanto, a mais utilizada é o Emissário Submarino de Esgoto, que consiste no lançamento do esgoto pré tratado no mar, há uma profundidade aproximada de 20 m. A velocidade com que a água sai do emissário promove uma diluição do esgoto na água do mar, de modo que esse chegue completamente diluído à praia. Muitas bactérias sensíveis à água salgada e luz UV morrem no processo. Tal medida pode ser bastante eficiente, desde que o esgoto seja previamente tratado e o lançamento no mar seja monitorado.
Calcula-se que Ilhéus receba uma média de 220 mil turistas todo ano,  a maioria atraída pelas praias mundialmente conhecidas. A não solução do problema de esgoto pode gerar uma baixa significativa nos recursos que possivelmente seriam gerados por um turismo bem estruturado e atrativo.
Mais do que um problema ambiental, o esgoto atinge também uma área social, que necessita de educação e consciência, duas coisas que são imprescindíveis para que haja um ponto de partida ainda inexistente na resolução da problemática.




Referências:

http://www.achetudoeregiao.com.br/ba/ilheus/Turismo.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-poluicao-ambiental/poluicao-ambiental.php

http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/38F13D0429D60A5B832574250051CFB9/$File/O%20esgoto%20-%20a%20import%C3%A2ncia%20do%20tratamento%20e%20as%20op%C3%A7%C3%B5es%20tecnol%C3%B3gicas.pdf

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_doce/impactos,_recuperacao_e_conservacao_de_ecossistemas_aquaticos.html

http://aquafluxus.com.br/?p=523

Nenhum comentário:

Postar um comentário